sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Maria Rita na abertura do Natal de Luz, nesta sexta-feira (26), em Fortaleza

No dia 26 de novembro começa uma das mais belas festas que acontecem anualmente na capital cearense. É o Ceará Natal de Luz, realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Fortaleza, por meio do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, que este ano levanta a bandeira da paz. Compromisso ambiental, fraternidade, solidariedade e paz marcam o Ceará Natal de Luz este ano.

A abertura oficial acontece na Praça do Ferreira, uma das principais da cidade, que será toda iluminada e ambientada, tendo como símbolo o branco do algodão. Na programação, a partir das 18 horas, o acordeonista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical, Adelson Viana, faz um show de músicas natalinas, executadas ao som da sanfona, acompanhado de um quarteto de cordas e percussão. Em seguida, às 18h30, acontece a apresentação da cantora lírica Samira Denoá, acompanhada do tenor Franklin Dantas. Às 19 horas haverá a Liturgia da Palavra, com o Padre Amorim. Após a celebração, às 19h20, será apresentado o Cartão OI, uma homenagem ao Natal com imagem da árvore de luz.
Antes da chegada oficial, às 19h25, Papai Noel poderá ser visto em diversos edifícios da praça. Já a sua passagem em direção ao palco está marcada para o horário das 19h35, acompanhado de 20 crianças do Coral de Luz. Logo depois, às 19h45, será realizado o plantio simbólico de uma muda de árvore, seguido da entrega da chave da cidade ao Papai Noel.



A apresentação do concerto do Coral de Luz acontece a partir das 19h55, com uma coreografia dos lenços da paz. Fechando as atrações da primeira noite, às 21 horas, show da cantora Maria Rita, dona de uma das mais belas vozes da música brasileira.

DECORAÇÃO NA CIDADE

A tradicional Árvore do Ceará Natal de Luz estará este ano em três pontos da capital. Anualmente presente na Praça do Ferreira e Praça Portugal, este símbolo da festa natalina estará também no canteiro central da Av. Washington Soares, no bairro Edson Queiroz, em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua. Mais novidades: o cantor Fagner participa do novo trabalho musical das crianças do Coral de Luz.

Na Praça do Ferreira - A árvore na praça mede 25 metros, com adereços de algodão. Na Coluna da Hora será colocado um presépio com figuras tradicionais feitas em metalon pintadas de branco, além de uma manjedoura, sendo o espaço circulado por palmeiras e arremates em panos brancos, confeccionado pela artista plástica Emília Porto. Nos postes serão afixadas as pombas da paz. Já as flores de algodão vão ficar no entorno dos canteiros do jardim, e no prédio do Hotel Excelsior será colocada uma iluminação especial em LED, conceito novo com baixo consumo de energia elétrica.

COMPROMISSO AMBIENTAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL

Neste ano, 120.000 mudas serão distribuídas durante todo o período que acontece o Ceará Natal de Luz. Esse projeto faz parte de um planejamento estratégico de plantar em dez anos um milhão de árvores na cidade de Fortaleza. Ao todo, serão 12 postos de coleta espalhados pela Praça do Ferreira, shoppings, Avenida Beira-Mar e locais de grande fluxo.

O Ceará Natal de Luz conta com a participação social de trabalhadores na sua confecção e realização. Cerca de 300 profissionais estão envolvidos no evento, entre engenheiros, designers, costureiras, artesãos, serralheiros, pintores, eletricistas, entre outros profissionais.









quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Em Icapuí (CE) tem V Festival da Lagosta no feriadão




O intérprete Chico César é uma das atrações do Festival. Foto: Washington Possato.
O feriadão da Proclamação da República em novembro deverá atrair um bom número de visitantes à Praia de Barreiras, em Icapuí, no litoral leste do Ceará, a cerca de 200Km de Fortaleza, capital do estado. É lá que acontece o V Festival da Lagosta, de 12 a 14 (sexta a domingo), encerrando na véspera do feriado. Com foco na iguaria que movimenta a economia do local, o Festival da Lagosta terá uma estrutura com Salão Gastronômico e palco para shows gratuitos de atrações como Chico César, Ítalo & Renno, Ciribáh Soares e o Samba do Grande Amor e instrumental com Mimi Rocha e Banda.

A realização é da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí – GDTur. Patrocínio: Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, e BNB. Apoio institucional: Sebrae/CE, Prefeitura Municipal de Icapuí e Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Produção executiva: J.A. Lima Produções.

No Salão Gastronômico serão apresentados diversos pratos diferenciados, preparados a base desse fruto do mar que é tão apreciado por cearenses e turistas. Além da culinária, a estrutura contará com 12 estandes para a Feira de Artesanato da região e diariamente haverá música ao vivo com Coca e Banda, de Icapuí.

Em um grande palco montado próximo ao Salão Gastronômico, grandes shows vão acontecer nas três noites, a partir das 21 horas. Quem abre a programação na sexta-feira, 12, é o grupo Los Cacos, de Aracati/CE, seguido da dupla cearense Italo & Renno, formada por dois jovens multi-instrumentistas, arranjadores, intérpretes e compositores cearenses, que desmistificam o uso do acordeon, levando-o para as searas do jazz, frevo, chorinho, samba, tango, baião, forró e música erudita.

No sábado, 13, show de chorinho e sambas clássicos com Ciribáh Soares e o Samba do Grande Amor e show com o músico Tom do Ceará, de Icapuí. A última noite do Festival da Lagosta, domingo, 14, será de dois grandes shows. Para abrir a programação, a música instrumental de um dos grandes guitarristas cearenses, Mimi Rocha e Banda. E para fechar em grande estilo, o festival recebe o cantor e compositor Chico César, com seu novo show Francisco Forro y Frevo.

SERVIÇO

V Festival da Lagosta - De 12 a 14 de novembro, na Praia de Barreiras de Cima, em Icapuí/CE. Acesso gratuito. Informações: (85) 3251.1105.



ESPAÇO DO LEITOR

Olá, bom dia galera!


Segue abaixo um artigo de uma de nossas colegas de classe, a estudante Monique Oliveira!


 Produção cearense: novo filme sobre Chico Xavier já tem data para chegar ao cinema

As Mães de Chico Xavier. Este é o nome do filme nacional que pretende levar novamente milhões de pessoas aos cinemas, desta vez em 2011. E se você é do Ceará, assim como eu, pode ficar orgulhoso: a produção é cearense, gravado 90% em nosso Estado. Os outros 10% foram rodados em Pedro Leopoldo (MG), terra do médium mais conhecido e respeitado do Brasil.


A veiculação em 250 salas do país vai ficar com a Paris Filmes, responsável pela distribuição da trilogia de sucesso mundial “Crepúsculo”. E anotem aí: a estreia será no dia 1º de abril, último dia do centenário do médium, que completaria 101 anos no dia 2 de abril.

As Mães de Chico Xavier, dos diretores cearenses Gláuber Filho e Halder Gomes, teve um investimento de R$ 4,1 milhão. A produção é da Estação da Luz Filmes, co-produtora de “Chico Xavier” e realizadora de “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, precursor do gênero no Brasil. “É a última homenagem ao centenário de Chico e temos certeza que faremos jus à sua obra, vida e filosofia”, afirma o diretor da Estação da Luz Filmes, Sidney Girão

O filme


Baseado em fatos reais, o filme conta a história de três mães que receberam cartas psicografadas por Chico Xavier. Ruth (Via Negromonte), cujo filho adolescente enfrenta problemas com drogas, Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta superar a perda do filho, o pequeno Theo (Gabriel Pontes), junto com o marido, e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada, se cruzam quando recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do médium.

A produção apresenta ainda o ator Nelson Xavier, que revive o papel de Chico, Herson Capri, que interpreta Mário, marido de Ruth, Caio Blat, vivendo um jornalista que quer investigar o médium, e Neuza Borges, a cuidadosa governanta de Elisa e Guilherme (Joelson Medeiros).

As filmagens começaram no último dia 12 de abril, em Guaramiranga, passando por Fortaleza e Pacatuba, sendo concluídas no final de maio em Pedro Leopoldo (MG). O filme teve como inspiração o livro “Por Trás do Véu de Isis”, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior. O diário de gravações pode ser conferido no blog: asmaesdechico.blogspot.com

Filmes sobre Chico



Somente em 2010, ano do centenário de Chico Xavier, dois filmes foram lançados no Brasil. “Chico Xavier”, do diretor Daniel Filho, que atingiu mais de 3 milhões e 400 mil expectadores, e do recente “Nosso Lar”, megaprodução que já levou, até sua terceira semana de exibição, quase 3 milhões de pessoas aos cinemas.
 
(*) Fonte: Blog da Janga