segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Burle Marx na Unifor – Mostra Antológica e A Paisagem Monumental.



Dia 02 de setembro inaugura uma nova exposição no Espaço Cultural Unifor, a do artista plástico brasileiro Roberto Burle Marx. O arquiteto-paisagista assina obras como pinturas, jóias, painéis de cerâmica, pinturas, cenários, figurinos, desenhos, guaches, entre outras.
Burle Marx (1909-1994)  nasceu no Rio de Janeiro, aonde morou grande parte de sua vida.  Filho de Cecília Burque (de origem pernambucana e francesa) e de Wilhelm Marx (judeu alemão, nascido em Stuttgart e criado em Trier – cidade natal de Karl Marx, primo de seu avô), o artista plástico formou-se na Escola Nacional de Belas Artes, atual Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e conviveu na universidade com influentes nomes da arquitetura moderna brasileira, como Oscar Niemeyer, Milton Roberto, Hélio Uchôa, entre outros.

É interessante lembrar que o calçadão da Avenida Atlância, em Copacabana, foi obra de Burle Marx também!
“Sua participação na definição da Arquitetura Moderna Brasileira foi fundamental, tendo participado das equipes responsáveis por diversos projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Definido por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim (com espaços contemplativos e de estar) possuía uma configuração inédita no país e no mundo.
A partir daí, Burle Marx passará a trabalhar com uma linguagem bastante orgânica e evolutiva identificando-a muito com vanguardas artísticas como a arte abstrata, o concretismo, o construtivismo, entre outras. As plantas baixas de seus projetos lembram em muitas vezes telas abstratas, nas quais os espaços criados privilegiam a formação de recantos e caminhos através dos elementos de vegetação nativa.”

Quando: a partir do dia 02 de setembro de 2010
Aonde: Espaço Cultural Unifor



Nenhum comentário:

Postar um comentário