segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Em setembro acontece o XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT)

O festival começa no sábado (4) que antecede o feriado 7 de Setembro. Na abertura, SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR, com Beth Goulart



De 04 a 11 de setembro acontece a 17ª edição um dos mais tradicionais e conceituados festivais de artes cênicas do Norte e Nordeste. É o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – FNT, que acontece anualmente na cidade serrana localizada no Maciço de Baturité, no Ceará, a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza. São oito dias de intensa programação, com espetáculos, debates, oficinas, fóruns, apresentação de teses ou dissertações de pesquisadores, entre outras atividades que compõem o Programa de Formação do FNT.

MOSTRA NORDESTE

Este ano o FNT recebe na Mostra Nordeste, carro-chefe da programação, um representante de cada estado da região. São nove espetáculos, que passaram por um processo seletivo, formato que há três anos havia sido abolido pela organização do festival. De 2007 a 2009 as montagens do Nordeste participantes foram convidadas. A Mostra Nordeste permanece não competitiva, havendo somente a premiação de Melhor Espetáculo eleito pelo júri popular.

A boa aceitação por parte das companhias teatrais do Nordeste se refletiu no número considerável de espetáculos inscritos. Foram 77 montagens propostas por 70 grupos da região. Destes, os selecionados foram:

VÔO AO SOLO - Invisível Companhia de Teatro (AL), com direção de Marco Antônio de Campos;
UMA VEZ NADA MAIS – Produtora Carambola (BA), com direção de Hebe Alves;
AS TRÊS IRMÃS – Grupo de Estudos e Trabalhos em Stanislavski – GETS (CE), com direção de Graça Freitas;
PAI E FILHO – Pequena Companhia de Teatro (MA), com direção e Marcelo Flecha;
A CASA DE BERNARDA ALBA – Grupo Harém de Teatro (PI), com direção de Arimatan Martins;
RASIF – MAR QUE ARREBENTA – Coletivo Angu de Teatro (PE), com direção de Marcondes Lima;
MILAGRE BRASILEIRO – Coletivo de Teatro Alfenim (PB). Com direção de Márcio Marciano;
DEUS DANADO – Cia A Máscara de Teatro (RN), com direção de Marcelo Flecha;
CACUETE – A INCRÍVEL PERFORMANCE DE CRENDICES – Projeto Cacuete (SE), com direção de Maycira Teles Leão.

DEBATES

Um dos pontos fortes do FNT é o Ciclo de Debates sobre os espetáculos da Mostra Nordeste. As discussões acontecem pela manhã, e giram em torno da montagem encenada na noite anterior. A cada ano, três debatedores são convidados.

Nesta edição os debatedores são Tiago Fortes (Ator, diretor e pesquisador de teatro. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO e professor de interpretação no curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC), Zeca Ligiéro (Artista, escritor, diretor teatral, PhD pela NYU, professor da UNIRIO e pesquisador Cientista na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ) e Armindo Bião (Ator e encenador em cerca de 50 obras teatrais e audiovisuais, premiado por seu trabalho em teatro e por suas atividades acadêmicas na Bahia. Atua nas áreas das Artes do Espetáculo - Etnocenologia, Interpretação Teatral, Teatro de Cordel, Treinamento com Máscaras - e da Cultura Baiana - Matrizes Estéticas e Relações Internacionais).

CONVIDADO PARA A ABERTURA

Apesar do caráter nordestino, o FNT prima pelo intercâmbio também com outras regiões ou mesmo países. O festival já recebeu espetáculos de Portugal, da Alemanha e de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Este ano, na noite de abertura, o FNT apresenta SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR, com Beth Goulart. A atriz assina também a adaptação do texto e a direção, esta última com supervisão de Amir Haddad. O espetáculo estreou em julho de 2009 no CCBB em Brasília e já foi visto no país por mais de 56 mil pessoas com uma trajetória vitoriosa. Beth Goulart levou, pelo trabalho, o Prêmio Shell 2009 de melhor atriz e o Prêmio APTR de melhor atriz protagonista.

MOSTRAS DO CEARÁ

Além da Mostra Nordeste e do convidado nacional, o FNT conta em sua programação com mostras específicas para grupos teatrais do Ceará. São elas: FNT no Maciço, Palco Ceará, Infantil e Te-Ato à Meia-Noite. Os espetáculos que irão compor estas mostras serão anunciados em breve pela organização do Festival.

O XVII Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.



SERVIÇO

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 04 a 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga (CE). Informações: 85-3246.2353 e 3246.2339 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga). fnt@agua.art.br / www.agua.art.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário